
Ayurveda
Ayu = vida Veda = conhecimento
O Ayurveda é um sistema de saúde tradicional indiano que data de cerca de 3.000 a.C. Aborda aspectos físicos, mentais e sociais do indivíduo para prevenção e tratamento das mais diversas doenças e condições de saúde, utilizando, como recursos terapêuticos, orientações de hábitos e rotinas, adequação alimentar, fórmulas e preparações com plantas medicinais e terapias corporais. No Brasil, está inserido nas diretrizes das terapias integrativas e complementares (saiba mais aqui).
​
Para o Ayurveda, o Universo, e tudo que nele está inserido, é formado por 5 elementos, em diferentes combinações: akash ("éter"), vayu (ar), agni (fogo), jala (água) e prthvi (terra). Cada elemento carrega consigo características próprias, que serão observadas no objeto formado.
​
Os doshas, que são entidades fisiológicas responsáveis pelo funcionamento do organismo, também têm origem na combinação dos elementos básicos:
-
Vata: akash + vayu. Dosha leve, frio e móvel; responsável pelos movimentos do corpo (circulação sanguínea, movimentos respiratórios, peristaltismo da digestão, eliminação de fezes e urina, menstruação, fluxo de pensamentos, etc).
-
Pitta: agni + jala. Dosha quente, leve e penetrante; responsável pelo metabolismo (digestão, metabolismo celular, absorção na pele, aprendizado, etc).
-
Kapha: jala + prthvi. Dosha pesado, frio e untuoso; responsável pela sustentação e proteção do corpo (imunidade, formação de tecidos, fluidos articulares, gordura, etc).
​
Manter os doshas em equilíbrio, com suas funções adequadas, é fundamental para a boa saúde. Portanto, os tratamentos propostos pelo Ayurveda são baseados em ajustes no estilo de vida, na alimentação e uso de preparados sempre individualizados, respeitando as características próprias de cada paciente.
O que o Ayurveda trata?
Por ser um sistema médico tradicional, o Ayurveda estuda e propõe tratamentos para todos os tipos de condições e doenças. São orientações sobre rotinas, alimentação, hábitos, e, em alguns casos, medicamentos a base de plantas.
O que NÃO É Ayurveda?
-
Ayurveda não é misticismo, religião ou esoterismo.
-
Ayurveda não é "energético", lida com anatomia e fisiologia, como qualquer outro sistema médico.
-
Ayurveda não é Reiki, Aromaterapia, Acupuntura.
-
Ayurveda não é Homeopatia nem Ortomolecular.
O que EU NÃO faço?
Não realizo práticas corporais, ou "massagens", (abhyanga, udwartana, shirodhara, shiroabhyanga, pindas, bastis externos, etc). Caso a pessoa necessite, como parte do tratamento, encaminho para terapeutas de confiança.
O tratamento com Ayurveda é adjuvante, ou seja, complementar ao tratamento alopático, e o segmento com o médico especialista deve continuar. Em muitas situações é possível reduzir doses ou até mesmo tirar medicamentos em uso, mas essa é uma decisão do especialista.