top of page
Shirodhara é uma terapia clássica do Ayurveda, realizada com óleo ou leite, para tratamento de condições da mente. No Brasil, está inserido nas diretrizes das terapias integrativas.

Ayurveda

Ayu = vida              Veda = conhecimento

 

O Ayurveda é um sistema de saúde tradicional indiano que data de cerca de 3.000 a.C. Aborda aspectos físicos, mentais e sociais do indivíduo para prevenção e tratamento das mais diversas doenças e condições de saúde, utilizando, como recursos terapêuticos, orientações de hábitos e rotinas, adequação alimentar, fórmulas e preparações com plantas medicinais e terapias corporais. No Brasil, está inserido nas diretrizes das terapias integrativas e complementares (saiba mais aqui).

Para o Ayurveda, o Universo, e tudo que nele está inserido, é formado por 5 elementos, em diferentes combinações: akash ("éter"), vayu (ar), agni (fogo), jala (água) e prthvi (terra). Cada elemento carrega consigo características próprias, que serão observadas no objeto formado.

Os doshas, que são entidades fisiológicas responsáveis pelo funcionamento do organismo, também têm origem na combinação dos elementos básicos:

  • Vata: akash + vayu. Dosha leve, frio e móvel; responsável pelos movimentos do corpo (circulação sanguínea, movimentos respiratórios, peristaltismo da digestão, eliminação de fezes e urina, menstruação, fluxo de pensamentos, etc).

  • Pitta: agni + jala. Dosha quente, leve e penetrante; responsável pelo metabolismo (digestão, metabolismo celular, absorção na pele, aprendizado, etc).

  • Kapha: jala + prthvi. Dosha pesado, frio e untuoso; responsável pela sustentação e proteção do corpo (imunidade, formação de tecidos, fluidos articulares, gordura, etc).

Manter os doshas em equilíbrio, com suas funções adequadas, é fundamental para a boa saúde. Portanto, os tratamentos propostos pelo Ayurveda são baseados em ajustes no estilo de vida, na alimentação e uso de preparados sempre individualizados, respeitando as características próprias de cada paciente.

O que o Ayurveda trata?

Por ser um sistema médico tradicional, o Ayurveda estuda e propõe tratamentos para todos os tipos de condições e doenças. São orientações sobre rotinas, alimentação, hábitos, e, em alguns casos,  medicamentos a base de plantas.

O que NÃO É Ayurveda?

  • Ayurveda não é misticismo, religião ou esoterismo.

  • Ayurveda não é "energético", lida com anatomia e fisiologia, como qualquer outro sistema médico.

  • Ayurveda não é Reiki, Aromaterapia, Acupuntura.

  • Ayurveda não é Homeopatia nem Ortomolecular.

O que EU NÃO faço?

Não realizo práticas corporais, ou "massagens", (abhyanga, udwartana, shirodhara, shiroabhyanga, pindas, bastis externos, etc). Caso a pessoa necessite, como parte do tratamento, encaminho para terapeutas de confiança.

O tratamento com Ayurveda é adjuvante, ou seja, complementar ao tratamento alopático, e o segmento com o médico especialista deve continuar. Em muitas situações é possível reduzir doses ou até mesmo tirar medicamentos em uso, mas essa é uma decisão do especialista.

bottom of page