Shirodhara é uma terapia clássica do Ayurveda, realizada com óleo ou leite, para tratamento de condições da mente. No Brasil, está inserido nas diretrizes das terapias integrativas.
Shirodhara é uma terapia clássica do Ayurveda, realizada com óleo ou leite, para tratamento de condições da mente. No Brasil, está inserido nas diretrizes das terapias integrativas.

Ayurveda

Ayu = vida              Veda = conhecimento

 

O Ayurveda é um sistema médico tradicional indiano que data de cerca de 3.000 a.C., e tem como base de seus tratamentos a busca do equilíbrio do corpo, da mente e do espírito. No Brasil, está inserido nas diretrizes das terapias integrativas.

Para o Ayurveda, o Universo, e tudo que nele está inserido, é formado pelo 5 elementos, em diferentes combinações: akash ("éter"), vayu (ar), agni (fogo), jala (água) e prthvi (terra). Cada elemento carrega consigo características próprias, que serão observadas no objeto formado.

Os doshas, que são entidades fisiológicas responsáveis pelo funcionamento do organismo, também têm origem na combinação dos elementos básicos:

  • Vata: akash + vayu. Dosha leve, frio e móvel; responsável pelos movimentos do corpo (circulação sanguínea, movimentos respiratórios, peristaltismo da digestão, eliminação de fezes e urina, menstruação, fluxo de pensamentos, etc).

  • Pitta: agni + jala. Dosha quente, leve e penetrante; responsável pelo metabolismo (digestão, metabolismo celular, absorção na pele, aprendizado, etc).

  • Kapha: jala + prthvi. Dosha pesado, frio e untuoso; responsável pela sustentação e proteção do corpo (imunidade, formação de tecidos, fluidos articulares, gordura, etc).

Manter os doshas em equilíbrio, com suas funções adequadas, é fundamental para a boa saúde. Portanto, os tratamentos propostos pelo Ayurveda são baseados em ajustes no estilo de vida, na alimentação e uso de preparados sempre individualizados, respeitando as características próprias de cada paciente.

O que o Ayurveda trata?

Por ser um sistema médico tradicional, o Ayurveda estuda e propõe tratamentos para todos os tipos de condições e doenças. São orientações sobre rotinas, alimentação, hábitos, e, em alguns casos, utiliza-se preparados a base de plantas, prioritariamente.

O que NÃO É Ayurveda?

  • Ayurveda não é misticismo, religião ou esoterismo.

  • Ayurveda não é "energético", lida com anatomia e fisiologia, como qualquer outro sistema médico.

  • Ayurveda não é Reiki, Aromaterapia, Acupuntura.

  • Ayurveda não é Homeopatia nem Ortomolecular.

O tratamento com Ayurveda é adjuvante, ou seja, complementar ao tratamento alopático, e o segmento com o médico especialista deve continuar. Em muitas situações é possível reduzir doses ou até mesmo tirar medicamentos em uso, mas essa é uma decisão do especialista.