padrão.png

Terapias Integrativas

As Terapias ou Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares.

​As PICS não substituem o tratamento convencional. Elas são um adicional, um complemento ao tratamento, e são indicadas por profissionais específicos, conforme as necessidades de cada caso.

Fonte: https://aps.saude.gov.br/ape/pics

Algumas PICS institucionalizadas no SUS

AYURVEDA

OMS reconhece a importância do Ayurveda na prevenção e no tratamento de doenças, e o descreve não apenas como um sistema terapêutico, mas também uma maneira de viver.

FITOTERAPIA

Tratamento caracterizado pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas, sem a utilização de substâncias ativas isoladas, ainda que de origem vegetal.

REIKI

Utiliza a imposição

das mãos para canalização da energia vital visando promover equilíbrio energético e pleno funcionamento celular, necessários ao bem-estar físico e mental.

YOGA

Duas Meninas Dançando

BIODANÇA

Garrafas de Homeopatia Globules

HOMEOPATIA

Acupuntura medicina tradicional chinesa

ACUPUNTURA

Óleos de ervas

FLORAIS

Para mais informações sobre essas e outras PICS, acesse https://aps.saude.gov.br/ape/pics