Buscar
  • Daniela Ribeiro Tito Rosa

PICS em tempos de COVID-19

Há algum tempo venho pensando em algo para "inaugurar" o blog do site MedTerapic, mas me faltava inspiração... Foi então que pensei em reunir algumas informações sobre Terapias Integrativas e Complementares relacionadas a COVID-19.


Em 22 de maio, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) aprovou a Recomendação nº 041 para inclusão e divulgação de

Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) na assistência ao tratamento da Covid-19.


A recomendação considera evidências científicas produzidas pela Rede de Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI) Américas, pelo Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (Cabsin) e pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme/Opas/OMS) sobre o uso das práticas neste momento de pandemia. Considera, também, o documento “Estratégias da OMS sobre Medicina Tradicional 2014-2023”, que incentiva a regulamentação e a utilização das práticas tradicionais como tratamento complementar nos sistemas de Saúde.


Recentemente, uma publicação da Springer (editora mundial, baseada na Alemanha, que publica livros-texto, livros de referência acadêmica, e periódicos de artigos com revisão por pares) incluiu as recomendações do Ministério Ayush para tratamento de covid, com referências ao Ayurveda, à Fitoterapia, à Homeopatia e ao Unani.

Springer_2020_book_coronavirusdisease
.pd
Download PD • 6.50MB




Muitas informações podem ser encontradas no site do Ministério Ayush: https://www.ayush.gov.in/ayush-guidelines.html


A Prefeitura de Florianópolis também disponibilizou um compilado de Práticas Terapêuticas para o autocuidado, fortalecimento da imunidade e bem-viver, durante e após a pandemia.

Práticas_Fortalecendo_imunidade
.pdf
Download PDF • 21.62MB




O Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar de Goiás (CREMIC) também elaborou e divulgou uma cartilha informativa com sugestões e orientações sobre algumas práticas.

CREMIC CARTILHA PICS X COVID-19
.pdf
Download PDF • 36.37MB




Cabe ressaltar que não existe evidência de tratamento etiológico da COVID-19, mas sim tratamentos complementares que visam à abordagem sistêmica, individualizada, tratando o indivíduo e seus sintomas.


As PICS são reconhecidas pela OMS, que orienta os países a adotarem as práticas nos seus sistemas nacionais de saúde. No Brasil, o SUS começou a implementar a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em 2006 e, atualmente, conta com 29 práticas, entre elas medicina tradicional chinesa/acupuntura, homeopatia, plantas medicinais, fitoterapia, ayurveda, medicina antroposófica, termalismo, reiki, shantala, quiropraxia, meditação, yoga, terapia comunitária, entre outras.

64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo